Vandalismo

Câmeras registram momento em que loja do Centro é pichada

O proprietário da loja Cacau Show, na esquina das ruas Doutor Bozano e Serafim Valandro, entregou à polícia vídeos que registram a pichação da fachada do estabelecimento. Em um dos vídeos, da última quarta-feira, dois jovens picham a cortina de ferro que protege a porta da loja.

Enquanto um menino de boné pinta a porta, o outro dá cobertura na rua. O ato de vandalismo foi registrado na madrugada, às 3h, pelas câmeras de segurança instaladas do lado de fora da loja, na Rua Serafim Valandro. Essa ação dura cerca de um minuto.
Em outro vídeo, do dia 28 de novembro, a pichação é praticada por quatro jovens. Enquanto uns cuidam o movimento na rua, outros fazem a pintura na parede lateral da loja. Em alguns momentos, os pichadores saem correndo, mas voltam para o local para terminar a pichação. Nesse caso, foram mais de seis minutos de ação, também às 3h.

O dono da loja, Victor Cassini Filho, procurou a polícia, mostrou os vídeos e foi orientado a registrar um boletim de ocorrência.
_ O dano visual para a cidade é muito maior do que o dinheiro que vou gastar pintando minha parede _ destaca o proprietário. Ele ressalta que as pichações na loja são recorrentes.
_ É uma situação sem controle. Falta fiscalização, e os jovens escolhem horários de pouco movimento para praticar essas ações _ acrescenta Victor Cassini Filho.

A Delegacia Especial em Furto, Roubo, Entorpecentes e Capturas (Defrec) está investigando casos de pichação registrados em Santa Maria. O delegado Sandro Meinerz vem coletando informações para chegar aos responsáveis por esses atos de vandalismo. Ele destaca que os casos em que são feitos boletins de ocorrência são muito poucos, o que dificulta o trabalho da polícia. Em 2014, foram apenas 30 registros. Oito deles já foram encaminhados à Justiça porque foram casos de flagrante.
_ A gente sabe que são poucas pessoas que vão até a delegacia registrar esses fatos perto do universo de pichações que temos na cidade. Assim, fica difícil identificar esses infratores _ diz o delegado.

No começo do mês, a prefeitura de Santa Maria encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria medidas administrativas de responsabilização contra os pichadores. Mas o projeto apresentou um erro. O Executivo deveria ter enviado um projeto de Lei Complementar, mas enviou um de Lei Ordinária, e a tramitação foi barrada pela Procuradoria Jurídica da Câmara.
_ Se fosse aprovada, ela poderia ser considerada inconstitucional, porque a pichação de fachadas, muros e prédios não está incluída no Código de Posturas do Município _ esclarece o procurador Glauber Rios.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vizinhos trocam tiros e um acaba baleado em Santa Maria

Próximo

Jovem é detido por familiar de vítima após furto em Santa Maria

Geral